-Estética Facial e Corporal -

Milium, Xantelasma E Siringoma

Milium

O milium é uma erupção cutânea facilmente confundida com espinhas e cravos. Essas erupções são pequenas e apresentam coloração branca ou amarelada. Ao contrário das espinhas e cravos, o milium é duro e não pode ser espremido, pois seu interior possui queratina.

Todos estes tipos de anomalias são removidas com equipamento de Jato de plasma, com pomada anestésica, sendo uma remoção segura, sem dor, sem pontos cirúrgicos, sem sangramento e sem cicatriz. No ato da remoção forma-se uma casquinha escura, que cai em até 10 dias, a pele estará vermelha e depois se iguala ao tom de pele.

Milium

Xantelasma

O xantelasma é a forma mais comum de apresentação dos xantomas. Os xantomas são lesões cutâneas que ocorrem em pessoas que apresentam distúrbios no metabolismo dos lipídeos (gorduras), especialmente o colesterol, dando origem ao acúmulo de gordura dentro de células de defesa presentes na pele

O xantelasma são os xantomas que aparecem nas regiões palpebrais. Não necessariamente estão relacionados com alterações dos lipídeos sanguíneos, podendo ser decorrentes apenas de alterações locais do metabolismo das gorduras.

Manifestações Clínicas do Xantelasma

As lesões do xantelasma aparecem nas regiões palpebrais, principalmente nas superiores e, em geral, de forma simétrica, como se percebe na foto abaixo. As lesões são planas, formando placas pouco elevadas, de coloração amarelada ou acastanhada, limites bem definidos e tem consistência mais endurecida que a pele ao redor.

Começam como um pequeno ponto e vão crescendo gradativamente ao longo de meses até formar as placas características da doença. Não causam qualquer sintoma local e o incômodo é apenas estético.

Lesões típicas do xantelasma nas pálpebras
Siringoma

Siringoma

O siringoma é um tumor benigno da pele derivado dos ductos de glândulas sudoríparas. A tendência ao seu surgimento é genética e a localização mais frequente das lesões é na pele das pálpebras e região ao redor dos olhos. São tumores inofensivos e o seu prejuízo é apenas estético.
Geralmente, as lesões do siringoma começam a aparecer na adolescência e são mais comuns nas mulheres do que nos homens. É comum que outro membro da família também apresente o mesmo tipo de lesão.


Os siringomas podem ser confundidos com xantelasma, milium, tricoepitelioma ou carcinoma basocelular.
Manifestações clínicas do siringoma
A doença caracteriza-se pela formação de lesões pequenas (2 a 5 mm), da cor da pele ou amareladas, um pouco elevadas e de consistência levemente endurecida. Localizam-se preferencialmente nas pálpebras e regiões ao redor dos olhos, mas podem aparecer em outras partes do rosto. Não apresentam qualquer sintoma associado. Podem ser poucas ou em grande número.

Todos os Direitos Reservados ® Debora Zago Estética – 2020

Fechar Menu